domingo, 3 de abril de 2016

Concurso "Leituras na Planície"

No dia 16 de março de 2016, realizou-se a 2.ª eliminatória do concurso "Leituras na Planície", pelas 9:30, na biblioteca da Escola Secundária Gabriel Pereira.
A turma do segundo ano assinalou a sua presença, com a participação dos alunos Diogo Barreto Pinto e Margarida Camoeira Zambujo.
Ler representa prazer, descoberta, comunicação com alguém, interação, enriquecimento cultural e possibilidade de nos conhecermos melhor a nós mesmos.
Sabemos que, na atual conjuntura, as solicitações que rodeiam a criança são imensas.
A este respeito, Daniel Pennac escreve "E se não é a televisão ou o consumismo universal, é a invasão eletrónica; e se a culpa não é dos joguinhos eletrónicos, é da escola; a aprendizagem aberrante da leitura, o anacronismo dos programas, a incompetência do professor, a decrepitude das instalações escolares, a falta de bibliotecas...".
Para que se criem situações que incentivem a aprendizagem da leitura, é necessário que a criança tome contacto com livros, jornais, revistas "que lhe permitem uma escolha de acordo com os seus interesses, para que paulatinamente, esses interesses se vão alargando e aprofundando na busca de diferentes fontes de conhecimento e prazer". (Rebelo, 1990)
Sabemos, pois, que quanto mais contactos a criança tiver com os livros, quanto melhor for o seu ambiente cultural na sua infância, mais estimulada estará para a leitura.
Neste sentido, e tendo em conta todos os aspetos aqui referidos, consideramos que a escola, a educação e as nossas crianças, precisam de momentos como este, para que possam crescer e desenvolverem-se socioafetivamente, num ambiente saudável.









Sem comentários:

Enviar um comentário